ASCO 2020 – Câncer de reto

ASCO 2020 – Câncer de reto

Estudo RAPIDO 

Este estudo avaliou uma estratégia que já vinha sendo empregada em alguns cenários, que é a radioterapia hipofracionada de curta duração (short course). Em vez de cinco semanas, a radioterapia é empregada em uma semana. 

Em resumo, o braço experimental foi tratado com radioterapia na dose de 5Gy x 5 dias seguido de quimioterapia com FOLFOX x 9 ciclos ou CAPOX x 6 ciclos – e, por último, a cirurgia. 

O que se observou foi  7% menos recidiva da doença em termos absolutos; o resultado também mostrou que esta estratégia aumentava significativamente a taxa de resposta patológica completa: de 14% para 28%. 

Estudo PRODIGE23 

Avaliou a estratégia de TNT   (terapia total neoadjuvante). 

Foram analisados 461 pacientes com tumor de reto localmente avançado que receberam 6 ciclos de FOLFIRINOX, seguidos de quimiorradioterapia com Capecitabina durante a radioterapia e depois a cirurgia. Os pacientes completavam mais 3 meses de quimioterapia adjuvante com FOLFOX. 

Os resultados demonstraram  maior  resposta patológica completa (27% x 12%) – com aumento da sobrevida livre de recidiva em 7%. 

No Comments

Post A Comment