ASCO 2020 – Câncer de Colón

ASCO 2020 – Câncer de Colón

Estudo DESTINY-CRC01.

Este estudo é um estudo pequeno, de fase II, multicêntrico que avaliou a eficácia de uma nova droga, o Trastuzumabe Deruxtecan (T-Dxd), em pacientes com carcinoma de cólon e reto metastático, HER2 positivo que são apenas 5% de todos os casos de câncer de colón .  

Foram incluídos pacientes que não tinham mutação no gene Kras e Nras e que eram positivos para HER2. O estudo mostrou que, para pacientes (n=53 pacientes) que já haviam sido tratados com praticamente todas as drogas ativas para o câncer colorretal metastático, o T-Dxd produziu uma taxa de resposta de 45%, algo bastante surpreendente para pacientes que costumam não responder aos agentes convencionais. 

Estudo Keynote-177 

Para os pacientes com câncer colorretal, a imunoterapia é aprovada apenas para os pacientes que têm uma característica, que é a instabilidade de microssatélites, presente em 15 % de todos os casos de câncer de colón ,   e que já haviam recebido  tratamento prévio com a quimioterapia convencional. 

O resultado foi que os pacientes que receberam imunoterapia tiveram um aumento significativo no tempo para progressão da doença, além de elevação na taxa de resposta tumoral. 

Em resumo, este estudo deve mudar em breve a prática e colocar a imunoterapia no tratamento inicial do paciente com carcinoma colorretal metastático com instabilidade de microssatélite. 

No Comments

Post A Comment